Síntese Unidade I: Supervisão Escolar – Maristela Tomaz

Síntese Unidade I: Supervisão Escolar

Ao se estabelecer um conceito supervisão, é importante esclarecer o sentido etimológico do termo.  A palavra Supervisão é formada pelos vocábulos super (sobre) e visão (ação de ver). Indica a atitude de ver com mais clareza uma ação qualquer. Como significação estrita do termo, pode-se dizer que significa olhar de cima, dando uma “idéia de visão global”.

O supervisor é o articulador do Projeto Político-Pedagógico, da instituição, com os campos administrativos e comunitários O foco da atenção do supervisor no trabalho de formação é tanto individual quanto coletivo, para contribuir com o aperfeiçoamento profissional de cada professor e ao mesmo tempo ajudar a constituí-los enquanto grupos. O papel do supervisor é mediar à relação professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem, acolher o professor e sua realidade.

O supervisor constitui-se em um agente de mudanças, no sentido da dinamização do trabalho de grupo, nas diversas instancias de sua atenção. Pra tal precisa ser um “líder funcional”, encarregado de motivar desenvolver lideranças em todos os seus grupos de atuação

O supervisor atuará no processo de formação continuada dos professores em certos momentos de toda a equipe escolar.

A supervisão educacional tem o compromisso de garantir a qualidade de ensino da educação da formação humana, com um trabalho articulado e orgânico entre a real qualidade do trabalho pedagógico que subsidiará novas políticas e novas formas de administração escolar visando à mudança.

A supervisão educacional (ou escolar) constitui-se num trabalho profissional que tem o compromisso juntamente com os professores de garantir os princípios de liberdade e solidariedade humana, no pleno desenvolvimento do educando, no seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e, para isso assegurar a qualidade de ensino, da educação, da formação humana.

Enfim a supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar é necessário que o supervisor escolar deve ser inovador, ousado, criativo e, sobretudo um profissional de educação comprometido com seu grupo de trabalho.

Dessa forma a pedagogia significa também condução à cultura, processo de formação cultural.

A supervisão escolar se justifica como um meio de garantir a execução do que foi planejado.

O supervisor escolar deverá ser capaz de desenvolver e criar métodos de análise para detectar a realidade e gerar assim estratégias para agir.

 É o Supervisor Educacional um criador de cultura e de aprendizagens não apenas intelectual e/ou técnica, mas também afetiva, ética, social e política.

Abrangência e objetivo da função supervisora: Supervisão do currículo, supervisão dos programas escolares, supervisão e escolha de livros didáticos, supervisão de métodos, etc.

Hoje a escola assume a responsabilidade pelo desenvolvimento integral do aluno, em seus múltiplos aspectos: físico, intelectual, escolar, social, emocional, moral, vocacional, etc. Portanto diante de toda globalização atual, a supervisão não pode passar despercebida. È sempre muito saudável uma observação aqui, outra ali, para que tudo ocorra bem. O bom, o melhor está para acontecer sempre. Por isso, a supervisão foi, é e será sempre necessária.

Enfim a supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar é necessário ressaltar sem desconsiderar o restante da equipe, que o supervisor escolar deve ser inovador, ousado, criativo e, sobretudo um profissional de educação comprometido com seu grupo de trabalho.

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: